top of page

       NOSSO OBJETIVO 

O projeto tem como objetivo principal o combate à subnutrição infantil e à anemia. Além disso, visa ampliar a atuação de estudantes do Curso de Engenharia de Alimentos de forma a atuar no município e região permitindo a disseminação do conhecimento extremamente importantes nessa região, viabilizando a solução de problemas socioeconômicos e ambientais de Montes Claros.

Pelo mapeamento realizado desde o semestre passado, observa-se em torno de 100 crianças e verifica-se que essas crianças ainda continuam no diagnóstico de desnutrição. Nossa meta, neste ano, é tirar essas crianças do estado de subnutrição infantil.

Criança atendida pelo projeto.

Foto: Lucas Braga.

POR QUE BEBIDA LÁCTEA?

O aproveitamento do soro de queijo na elaboração de bebida láctea é uma alternativa viável do ponto de vista econômico, nutricional e sustentável. O soro é um co-produto da indústria leiteira, resultante da fabricação de queijos e produzido em quantidades elevadas, correspondendo a cerca de 90% do volume do leite. O seu uso na produção de alimentos reduz a poluição ambiental causada pelo seu descarte no meio ambiente, além de diminuir os gastos das indústrias com o tratamento desse co-produto para posterior despejo na rede de esgoto.

FIQUE
POR
DENTRO

Criança atendida pelo projeto.

Foto: Lucas Braga.

A ESCOLHA DAS CRIANÇAS

As famílias convidadas a participar do projeto moram no bairro Tiradentes e adjacências, mas as mesmas procuram o atendimento na Estratégia da Família do bairro Tiradentes, na cidade de Montes Claros-MG. Com as visitas realizadas pelos agentes de saúde e bolsistas do Programa, foi realizado o mapeamento das famílias que são atendidas no projeto. Essas famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade social e uma alimentação inadequada representa, em especial para crianças da faixa etária compreendida entre 2 e 6 anos, foco de estudos do projeto, comprometimento com o desenvolvimento físico e cognitivo. 

GRUPO DE ESTUDOS EM BIOTECNOLOGIA

bottom of page