top of page

COLETA DE DADOS

​O primeiro passo foi identificar crianças com idade entre 2 e 5 anos, posteriormente realizou-se a pesagem e mediu-se a altura. As crianças residiam no bairro Tiradentes localizado no município de Montes Claros- MG.    

EXAME DE SANGUE 

Os dados de peso, altura e idade obtidos foram utilizados em um programa para verificar se a criança apresentava baixo peso em relação ao ideal. A partir dai, a criança identificada com baixo peso foi submetida à retirada de sangue. Esse sangue foi utilizado em análises específicas para enfim diagnosticar as crianças que estavam com peso inadequado.

PRODUÇÃO DA BEBIDA

O alimento entregue para as crianças é uma bebida láctea fermentada com sabor de frutos do cerrado. A produção é realizada no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da UFMG, Campus Montes Claros pelos alunos do Gebio de acordo com o padrão de qualidade e segurança especificados pela ANVISA. 

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA

A bebida láctea produzida é submetida à análises microbiológicas de Coliformes a 35º e 45º, Salmonella e viabilidade de bactérias lácteas. Todas essas análises visam garantir a segurança alimentar das crianças. Ao final das análises, emite-se um laudo microbiológico para que seja liberada a entrega da bebida. 

ENTREGA DA BEBIDA LÁCTEA

A entrega da bebida láctea é realizada pelos alunos do grupo. Cada criança recebe uma bebida láctea por dia durante o período de dois meses. A participação e o apoio da família é fundamental para o alcance de resultados satisfatórios. 

BIOTÉRIO 

​A partir de uma parceria com a Universidade Estadual de Montes de Claros – UNIMONTES, foi possível realizar experimentos “in vivo” no biotério da mesma. Este experimento tem como objetivo avaliar a capacidade da bebida láctea em camundongos que foram induzidos à desnutrição.

PROJETO

GRUPO DE ESTUDOS EM BIOTECNOLOGIA

bottom of page